sábado, 9 de janeiro de 2021


 

LIMITES NA RELAÇÃO PAIS/FILHOS



A colocação de limites é essencial ao desenvolvimento infantil.
Não se trata somente de fazer obedecer, são pontos de orientação que geram a confiança que as crianças necessitam, em uma ação que mostra impedimentos e aponta outras direções. Não é somente dizer "não" o tempo todo, mas apontar o que é possível. Tampouco é simples saber exercer a autoridade necessária sem ser autoritário, pois a autoridade se fundamenta, segundo E. Laurent, sobre o que é autorizado e não sobre o que é proibido.
Dar limites é poder ensinar a conviver com a frustração e adiar a satisfação, pois o convívio fora do lar protegido requer este saber, ou seja, fortalecer-se para enfrentar as dificuldades que a realidade impõe. Uma criança que reina em sua casa, sempre atendida em tudo o que quer, terá dificuldades em aceitar restrições, normas e conviver no coletivo escolar.
Tanto na clínica quanto nas escolas recebemos constantes queixas de agressividade infantil, que entre outros, é um sintoma que mostra uma mensagem alterada de reconhecimento e um pedido de que o ambiente os contenha.

Ana Lucia Esteves/Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário