Suporte metodológico no autismo, psicose e dificuldades do aluno na aprendizagem, linguagem, humor, afetos e comportamento.
A escola para além da transmissão de conhecimento cumpre a função importante de oferecer espaço de identificação social, na construção dos vínculos infantis e inserção cultural. Neste contexto é que vai acontecer todo processo de aprendizagem, envolvendo os aspectos cognitivos, psicomotores e psíquicos.
A educação tem grande importância na construção da subjetividade infantil. Depois da família, a escola é o primeiro coletivo onde a criança se defronta com seus pensamentos, corpo e sentimentos próprios na socialização. Favorece a implicação do aluno nas produções de conhecimento, relações afetivas do coletivo escolar e suas dificuldades.
O professor é parte importante deste processo com suas expectativas, frustrações e investimento emocional, que necessitam ser acolhidos e reconhecidos na atuação pedagógica inclusiva. Não é simples para o professor deparar-se com os seus próprios limites e dificuldades, quando se encontra com os empecilhos na aprendizagem e comunicação de seus alunos, além do suporte pedagógico na orientação familiar.
Cada aluno é um mundo, uma história com marcas e identificações construídas através do adulto, e portanto, com uma relação singular com o saber. Neste sentido, não só o reconhecimento dos défcits é importante, mas também das habilidades e interesses que auxiliem a criar uma metodologia específica para o aluno, que o envolva no processo de aprendizagem e socialização.
Ana Lucia Esteves - Psicanalista/Psicóloga